quinta-feira, 25 de maio de 2023

"SE EU FRACASSAR, COMPROVO QUE VOCÊS FALHARAM”

 



"SE EU FRACASSAR, COMPROVO QUE VOCÊS FALHARAM”

Fonte: Texto Instituto Lua e Sol


Por mais irracional que possa ser, é o que acontece com muitas pessoas que estão com dificuldades na vida, ou pior, que estavam indo para o buraco. 

Explorando suas mentes, no porquê de se sabotarem, de não darem o seu melhor, de fazerem péssimas escolhas, de se agredirem, se encontra um denominador comum: raiva dos pais, ou de um deles.

Sistemicamente falando, é claro que os pais tem grande influência no destino dos filhos, mas influência é diferente de controle, de determinação. E tudo é relativo. 

Por exemplo, pais que dão tudo indiscriminadamente aos filhos podem corrompê-los e torná-los seres humanos mimados e ditatoriais na vida. 

Pais que oferecem determinadas dificuldades aos filhos podem formar seres humanos incríveis com base nesses desafios que forjaram uma grande pessoa. 

Onde está a diferença na maior parte da vezes? No significado dado à experiência.

Se eu significo que meus pais não me deram aquilo que eu queria porque também não receberam, por estarem presos em suas dores e dificuldades, por terem aprendido dessa forma ou porquê por um propósito maior eu precisei passar por algumas provações para extrair forças e aprendizados, naturalmente eu não irei levar tanto para o lado pessoal e a paz e a harmonia fica mais facilitada.

Agora, se eu significo que o problema é estritamente comigo, por não me amarem ou quererem me prejudicar, imediatamente a reação será de raiva e consequentemente de vingança. 

Uma das “vinganças” utilizadas é dar errado na vida como forma de “esfregar na cara” que eles foram pais ruins, pois os filhos são o projeto mais importante dos pais e sabe-se intuitivamente que o sucesso dos filhos é o sucesso da família como um todo! 

Neste caso, o orgulho não permite dar essa glória aos pais e acontece a autossabotagem.

Pela visão sistêmica, nada é mais valioso do que a vida, o nascimento e a perpetuação dela. 

Quem nos deu a vida, foram os nossos pais, do jeito que foi possível para eles. Independente do que eles possam ter feito, nada mudará o fato de que a nossa maior dádiva veio deles. 

Mude os significados que você atribui ao passado para que possa mudar a sua vida! 


Uma excelente reflexão!!

Rosali de Castro Aguiar

Psicóloga e Consteladora Sistêmica

WhatsApp (21) 97096-9241

terça-feira, 23 de maio de 2023

O PODER DE DECISÃO

 




O PODER DE DECISÃO

Como você lida com as suas decisões? 

A indecisão toma conta de você diante de atividades que exijam uma posição?

Essa indecisão ocorre devido a um conflito interno, que acaba por levá-lo(a) em duas direções opostas.

Exercitar o poder de decisão nos deixa mais seguros diante das escolhas, seja esta uma decisão simples, do dia a dia, ou uma decisão muito importante ou urgente.

Uma boa postura decisória depende do seu autoconhecimento e equilíbrio.

Quando exercitamos o poder da decisão ficamos mais confortáveis para decidir.

Como você se observa diante de decisões importantes? 

Você sabia que você pode estar, inconscientemente, repetindo padrões de pessoas de seu sistema familiar? 

Quem será que você segue com esse comportamento?

Muitas vezes, seguimos comportamentos que fogem ao nosso controle, pois são reflexos de memórias internas gravadas no nosso DNA. De ancestrais, de pessoas do nosso sistema familiar (materno e paterno). Este é um processo inconscientemente, onde somos levados por um amor cego e desconhecido que, a todo custo, repetimos por amor, por querer pertencer.

Bert Hellinger explica, através da Ordem do Amor, as Leis Sistêmicas (Pertencimento, Hierarquia (Ordem), Equilíbrio entre o Dar e Receber), como ocorrem estes desequilíbrios, através da desordem destas leis.

O meu trabalho como psicoterapeuta sistêmica é te ajudar a olhar para onde suas escolhas estão te levando e por que, para que você possa ressignificar a sua postura através das técnicas e movimentos sistêmicos.

Para saber mais, ou, marcar o seu atendimento para uma sessão de terapia de Constelação Familiar Individual Online, entre em contato. 

Envie a sua mensagem in box ou WhatsApp (21) 97096-9241.

Rosali de Castro Aguiar

Psicóloga Sistêmica

segunda-feira, 22 de maio de 2023

PSICOTERAPIA SISTÊMICA BREVE

 


CONSTELAÇÃO SISTÊMICA

 





CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

As Constelações Sistêmicas podem nos trazer inúmeros conhecimentos que nos levam a pensar sobre nós e sobre quem somos. Nos trazem uma forma diferente de ver a vida e de encarar nossos problemas e, a relação que temos com nós mesmos.

Além disso, também mostram a importância das relações humanas e, acima de tudo, a relevância das relações familiares para a formação do nosso eu.

Por meio das Constelações Sistêmicas, podemos compreender o porquê de muitas questões que, por vezes, nos perseguem por anos. Compreendemos, por exemplo, que a relação que tivemos com nossos pais na infância e que ainda temos, moldam e influenciam diretamente na nossa personalidade e, interferem em nossa forma de ver e encarar o mundo e os problemas.

É por essa razão que as Constelações têm ganhado cada vez mais reconhecimento enquanto terapia. Através deste método, podemos compreender as reais causas de nossos problemas e resolvê-los através dessa compreensão e aceitação.



Rosali Aguiar