LEALDADE FAMILIAR
A lealdade é um vínculo profundo que temos com o nosso sistema familiar. Ele existe e atua mesmo que num nível superficial negamos a nossa família.
Por lealdade, pode-se entender que nos colocamos à disposição para “corrigir” tudo que coloca o sistema em perigo.
Essa disponibilidade atua de forma inconsciente e, é a fonte de muitas dificuldades que vivenciamos em nossa vida, uma vez que nos colocamos de encontro com coisas com as quais não detemos a possibilidade de resolução.
Dentro do nosso sistema familiar, quando estamos inconscientes desta lealdade, esse mecanismo nos toma através de nossas ações e emoções para garantir que a ordem, o equilíbrio e o pertencimento sejam assegurados a todos que estão neste sistema.
Isso muitas vezes, nos leva a repetir determinados padrões familiares que resultam em dificuldades na vida. E muitas vezes, até quando conscientemente rejeitamos certas atitudes.
Repetimos, pois, assim honramos aqueles que vieram antes, em seu sofrimento. Dessa forma, não nos “atrevemos” a fazer diferente daquilo que foi feito anteriormente por nossos antepassados. Permanecemos inocentes, e seguimos com o sentimento que nosso pertencimento está assegurado.
Porém, podemos compreender que ser leal não exclui a nossa responsabilidade com nossa vida e nosso caminhar adiante. Podemos tomar atitudes diferentes, se tivermos respeito pelo que aconteceu antes.
A atitude de agir diferente com base no respeito e honra com o que foi possível aos antepassados é uma grande força para a vida e para o amadurecimento.
O oposto é quando fazemos este movimento como uma exclusão do que aconteceu antes, ou nos sentimos superiores àqueles que tomaram um caminho diferente. Estas atitudes são formas sutis de exclusão e nos colocarão novamente em contato com o que foi difícil.
Cada experiência, seja ela boa ou ruim, seja para nós ou para os nossos antepassados, serviram para que algo fosse alcançado. E todas estas experiências têm um lugar naquilo que formou a nossa história familiar. Negar não é a solução. Um bom caminho passa pela integração e amadurecimento do sistema familiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo contato!! Responderemos em breve!