segunda-feira, 13 de setembro de 2021

LEALDADE FAMILIAR - COMO AS CRISES FAMILIARES SE PERPETUAM POR GERAÇÕES?

 



LEALDADE FAMILIAR E A BOA CONSCIÊNCIA
COMO AS CRISES FAMILIARES SE PERPETUAM POR GERAÇÕES?
É muito comum nos atendimentos clínicos, bem como nas terapias de constelações familiares, mulheres que chegam com dificuldades para se relacionar por terem crenças do tipo: “os homens não são confiáveis” ou “os homens são fracos”.
São mulheres que na infância ou adolescência testemunharam suas mães ou avós sofrerem devido à infidelidade dos maridos, ou, passaram a vida ouvindo essas mulheres criticarem seus companheiros.
Quando adultas, essas mulheres se comportam como se dissessem: “se minha mãe sofre por não ter tido sorte nos relacionamentos, ou por ter sido traída pelo meu pai, então eu também não posso ser feliz. Preciso segui-la no sofrimento e na infelicidade”.
Assim, ao repetirem o mesmo destino de suas mães ou avós, ou seja, atraindo muitas vezes homens que as abandonam ou as traem, essas filhas e netas se sentem infelizes, porém, de boa consciência.
Bert Hellinger identifica a boa consciência com o conhecido, o familiar, aquilo a que estamos acostumados, o terreno já desbravado.
Ocorre também de essas filhas direcionem sentimentos de raiva e frustração – que essas mulheres anteriores sentiram pelos seus maridos e, que muitas vezes não puderam expressá-los, ou não puderam se separar deles, por dependência financeira entre outros motivos – aos cônjuges atuais, ou seja, vingam-se dos homens em nome de suas ancestrais.
Práticas Sistêmicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato!! Responderemos em breve!