terça-feira, 1 de maio de 2012

Os Remédios do Medo!




Hoje vou falar sobre os remédios dos Medos!

Queridos leitores é importante entendermos que as emoções são lentes que filtram as energias,  que mantém a nossa vida em movimento. Energias essas que vão para a nossa personalidade.

Como todos os corpos vivos são corpos eletromagnéticos, as emoções vibram no corpo etérico. As flores também tem a sua qualidade vibracional que tem a empatia com nosso corpo emocional.

As compatibilidades das vibrações das flores são opostas as qualidades vibracionais do corpo.  Por isso, o encontro entre esses dois tipos de vibrações, produz vibrações harmônicas.

As essenciais florais são veículos de transporte de qualidades emocionais. A flor trás a informação da emoção desequilibrada, dá a informação das virtudes que estão faltando na pessoa. É a ponte que liga o EU ao TODO!

Importante ressaltar que o terapeuta vai assistir ao cliente, mas, é este quem vai se curar!

Quando os canais energéticos estiverem reconstituídos, eles estarão prontos para admitir o começo da cura. As emoções não filtram por uma lente distorcida. Quando ocorre a reconstituição dos canais energéticos, a pessoa passa a encarar os obstáculos de forma diferente.

Ocorre aí a desindentificação dos desequilíbrios, dos sintomas. Descobrimos de que não somos os nossos medos, depressões. Acontece a devolução das alegrias, da coragem.


As 5 flores para o MEDO:

1. Rock Rose:

Faz parte do Rescue Remedy (Urgência).
O medo do Rock Rose é sentido na barriga.

Bom para fazer inventários aos riscos que sentimos na vida, ao que estamos apegados.

Indicada para: a emergência, paralisia, choque, pânico, terror (como um soco na boca do estômago). Acidente de alto impacto que deixa a pessoa paralisada. Tremores noturno (acorda assustado), terror dos dependentes de drogas, delírio tremus do alcoolismo.

Qualidades Positivas: coragem, firmeza, transcedência, constância.

Terapias:
Fazer exercícios de respiração profunda, caminhadas, meditação, cromoterapia.
Quando sentir medo abrir as pernas formando um tripé (pernas ligeiramente dobrados nos joelhos) e encaixe o lumbago como se estivesse apoiado num tripé.
Proteger os seguintes chakras: plexo solar, cardíaco e laríngeo (facilita a expressão e ajuda vencer o medo).


2. Cherry Plum:

Indicada para: o medo da perda de controle, desespero, medo de enlouquecer, medo de cometar atos suicidas, sonhos arquétipos, contato com o consciente coletivo (medo de entrar em contato com o mundo imaginário e temido), atividade onírica muito forte, medo de sair fazendo o que não acha certo, pesadelo de criança  não se sabe se está acordado ou dormindo), depressão do adolescente, psicose, reação (fantasia) as drogas(alguém perseguindo, vê monstros ...), repressão do sublime, da energia sexual.

Qualidades Positivas: estimula os contatos internos, trás equilíbrio, entrega, calma, coragem, força espiritual e conhecimento interior.
Desenvolve o controle de si. O medo está fora da gente, na estrutura externa.

Terapias: praticar natação, mergulhar.


3. Aspen:

Indicada para: medo acompanhado por reações vegetativas (tremores, suores ....), medo das coisas desconhecidas (religião, morte, medo do não sei o quê), apreensão, presságio, medo do além, sentimento de perseguição, neurose obsessiva dos alcoolotras. Pessoas que fazem trabalhos esotéricos e espirituais, medo de desenvolver a espiritualidade.

Qualidades Positivas: dá confiança nas coisas boas da vida, coragem para enfrentar o desconhecido, saber lidar com a hiper sensibilidade.

Terapias: trabalhos ligados com a terá. Expl.: jardinagem.


4. Mimulus:

Indicada para:  o medo de origem conhecida (escuro, baratas de envelhecer, da dor, da doença, da pobreza .... todas as fobias), ou seja, medos nominativos, temores do cotidiano, fobias. Pessoas tímidas, introvertidas, com dificuldade de contato.

Sintomas: cagueira, corrimento nasal, suor, alergias de contato. Está referido com o momento do nascimento, com a dificuldade de adaptação, o pânico do recém nascido.

Qualidades Positivas: liberdade na forma, coragem, autoconfiança. A pessoa aceita a sua natureza. Tem coragem para cumprir seu papel na vida. Cria um canto próprio, livre. Aprende a se respeitar nas limitações das suas próprias sensibilidades.


5. Red Chestnut:

Indicada para: medo e ansiedade pelos outros. pessoas que se preocupam com acidentes. desastres, coisas ruins, doenças que podem acontecer com os seres queridos. Não conseguem se discriminar do outro, joga no campo energético do outro a ameaça, o perigo, o medo que está sentindo ( é mentirosa a aparente preocupação com o estado do outro, pois, está condicionado ao estado do outro).
Red Chestunt é indicado também para as pessoas que estão cuidando dos outros. Expl.: de doentes, de alunos, etc.

Qualidades Positivas:.trás calma, sensibilidade, respeito a individualidade e a liberdade do outro. Capacidade de conectar-se com o outro, cabeça fria nas emergências.

Hoje fico por aqui! Beijos para todos que acompanham minhas publicações. Fiquem a vontade para me escreverem e tirar as suas dívidas. Se puder ajudar, farei com muita satisfação.

Rosali Aguiar
Psicoterapeuta Sistêmica
@psicoterapeuta_rosaliaguiar
@praticassistemicas