Ao longo da vida eu me interessei muito por esse fenômeno extraordinário chamado "intuição" e busquei compreendê-lo mais a fundo. O que vou expor aqui é o resultado daquilo que estudei e compreendi e não quer dizer que seja a "verdade universal". É apenas uma compreensão e pontuo que respeito todas as formas de crenças e opiniões contrárias.
Dentro do que alcancei, entendi que antes de tudo é importante diferenciarmos três aspectos da nossa constituição: mente (consciente e inconsciente), instinto ( inteligência animal que visa a integridade) e alma (sentimentos e sede da essência espiritual). Cada um desses aspectos apresentará um tipo de percepção intuitiva.
A mente pertence ao batalhar das antíteses e funciona na lógica da dualidade e conjunto de valores, isto é, para que algo seja alto, ela precisa conhecer algo que seja baixo para realizar uma comparação, pois não é capaz de alcançar uma verdade por si mesma. Por isso ela é um aparelho limitado, funciona dentro dos parâmetros da lógica e da linearidade, daquilo que somado, subtraído e previsível, servindo apenas para a compreensão do que é temporal e tridimensional. Ela é a sede das crenças e através dela não conseguimos alcançar as verdades do espírito (que não possuem relação com “crenças”), como a compreensão do que é “Deus”, o “Amor” e o “Infinito”. Assim, quando nos fortalecemos muito no campo da lógica mental, temos a percepção pertencente apenas ao que decorre dela (1+1=2). Ela não compreende o novo, pois se baseia nas leis da repetição: “se foi assim antes, será assim novamente”, “ se fui traída uma vez, logo serei traída de novo”. Ela é manipulável pelos diversos estímulos que recebemos e também é facilmente condicionada (programável ou ainda “hipnotizável”): se duas ou mais vezes que visitei minha sogra eu briguei com meu namorado, logo associo um sentimento de aversão a casa ou presença da sogra (condicionamento). Assim, algumas coisas que consideramos intuição pertencem a esses condicionamentos, percepções lógicas e do passado. A previsão que conseguimos estabelecer com o desenvolvimento mental é a previsão “lógica”, que funciona apenas para o que pode ser previsto desse modo, ou seja, não considera os elementos de mudança estabelecidos pelo “livre arbítrio”, que é o que rompe o condicionamento e que se situa no tempo “presente”. A única forma de nos livrarmos desse condicionamento é estarmos vivendo o “agora”, mas isso é assunto para outra postagem.
Já o nosso lado instintivo vive uma percepção intuitiva muito distinta dessa que é dada pelo campo mental. O instinto é aquilo que a Natureza nos dotou para preservarmos a nossa integridade física e psicológica.. O instinto é a “intuição” que faz os animais (lembrando aqui nós humanos também possuímos um corpo animal) saberem como se proteger, se alimentar, procriar, etc. Nós também precisamos do instinto para realizar uma série de coisas que a vida terrena nos solicita. Assim, o instinto é aquilo que fareja a energia das pessoas e dos ambientes. Ele pode nos dar atração ou repulsão por determinadas pessoas ou ambientes. O instinto também nos induz à defesas, anseios, vontades. Está relacionado ao nosso inconsciente e não pode ser compreendido por nossa mente. Ele controla nosso corpo, nos faz adoecer ou curarmo-nos de certas moléstias e se comunica com nós através de uma força de ação ou reação que nos é difícil manipular. Porém ele pode ser treinado. A intuição que vem do nosso lado instintivo tem a ver com percepção de quem podemos confiar, de lugares por onde devemos ir, ambientes agradáveis ou não, partes do nosso corpo que precisam de cuidados, etc. Também se relaciona com maior ou menor desenvolvimento da sensibilidade e conexão com a Terra e nosso lado mais “natural”.
Já a alma é algo que transcende completamente as leis do tempo e do espaço (a lógica mental). A alma está conectada ao nosso mental e instintivo, mas ela pertence à outra dimensão (dos sentimentos). E quando falamos sentimentos não devemos confundi-los com emoção. As emoções são derivadas da mente e das crenças, os sentimentos não, eles são frutos da conexão com a própria alma. Os sentimentos são duradouros e nos são impostos de cima para baixo, dependem do nosso nível consciencial de alma; as emoções são ondas de energia e são passageiras, temporais e dependem dos condicionamentos. A intuição da alma é a mais confiável delas e está relacionada ao chakra cardíaco. É a intuição que se dá por acesso espiritual, quando as divindades emanam feixes de luz que atingem a pessoa, geralmente trazendo grande paz interior, é o que muitos chamam de recebimento do “Espírito Santo” ou Deus falando ao coração. É algo mais sentimental e menos preciso e pode ser recebido como uma espécie de inspiração ou energia amorosa, anseios ou talentos da alma. Exemplo: “sinto que minha missão nessa vida tem a ver com o trabalho com reiki e com a psicologia”. Quando seguimos essas vozes dentro de nós, a sensação é de contentamento íntimo e paz interior.
Assim, existem as percepções intuitivas que são próprias da pessoa, seja por desenvolvimento extra-sensorial ou por conexão espiritual, e existem aquelas que são dadas por alguma espécie de captação psíquica de outras consciências (encarnadas ou desencarnadas).
As percepções intuitivas que são próprias da pessoa derivam da sensibilidade de recebimento das vibrações dos fios condutores da vida. Trata-se de uma espécie de acesso às prospecções do que vai acontecer, embora o destino nunca esteja traçado de todo (devido a lei do livre arbítrio que pode mudar tudo). Jung defendia essa percepção pelo viés do inconsciente coletivo, mas muitos sensitivos e estudiosos espiritualistas mencionam os “cordões condutores” que apontam para determinadas direções e que por vezes acabam desembocando em algum acontecimento que gera um “movimento” que causa uma vibração no cordão e algumas pessoas conseguem percebê-lo. Nos sonhos essas captações são geralmente recebidas por linguagem simbólica. Nem sempre essa percepção se relaciona com a maior conexão com a própria alma e maior nível consciência, ela pode estar relacionada à maior sensibilidade apenas ou também chamada mediunidade.
E existe uma outra forma de percepção intuitiva, talvez a mais frequente, que é dada por influência de outras consciências, encarnadas ou desencarnadas. É muito comum os mentores e guias espirituais soprarem nos ouvidos da pessoa alguns avisos. Esses guias e mentores são limitados, pois a lei divina não lhes permite que nos digam tudo. Além disso, muitas vezes eles alertam mas devido ao barulho mental a pessoa não consegue ouvi-los. No caso da obsessão espiritual negativa, o fenômeno ocorre para influenciar a pessoa a fazer coisas que lhe farão mal, mas isso só acontece porque de alguma forma a pessoa se sintonizou com a vibração negativa do obsessor (momentos de baixa vibração – raiva, tristeza, ciúmes, culpa,etc.). Essa percepção também pode acontecer por influência mental de pessoas próximas. Por exemplo: pressentir que alguém vai ligar para você, saber quem é que está batendo na porta, sentir que um amigo está doente. Essas são captações psíquicas que também podem ser chamadas de “telepatia”. Acontecem de forma mais forte com pessoas que estejam muito conectadas entre si, como é o caso de mães e filhos, casais e irmãos gêmeos.
Além disso, existem outros fenômenos que são lembranças inconscientes (inclusive de outras vidas) e que são consideradas intuições. Isso pode se dar num encontro de almas e é mais fácil acontecer ao se olhar nos olhos da pessoas em questão. Não é por acaso que dizem que os olhos são as janelas da alma.
É importante estudarmos e compreendermos mais sobre as nossas habilidades intuitivas. Como bem foi colocado nos diversos comentários aqui da página, a intuição é responsável por nos livrar de grandes males. Fica muito difícil viver apenas confiante na lógica mental, que é tão limitada e não pode compreender a vida de todo. Precisamos aprender a silenciar os pensamentos, conceitos, padrões, condicionamentos e nos abrirmos para as percepções, aquilo que estamos a sentir! Uma vez que você aprenda a “sentir” e honrar esse sentido em você, a sua vida não é mais a mesma...
Paz e muita Luz sempre _/|\_

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Grata pelo contato!! Responderemos em breve!