quinta-feira, 10 de julho de 2014

O VERDADEIRO PODER É INTERIOR.

O VERDADEIRO PODER É INTERIOR. 

O coaching sem dúvida alguma é um processo que atrai grande interesse de pessoas e empresas, além de proporcionar grandes, profundas e decisivas transformações na vida de quem passa por ele, seja como profissional da área, seja como cliente. É imprescindível que haja profundo alinhamento e reflexão sobre importantes conceitos que são desenvolvidos e trabalhados com intensidade nas sessões de coaching. 

Um desses conceitos possui ligação direta com o conceito de poder ao qual estamos habituados no cotidiano, pois para a esmagadora maioria dos indivíduos, o poder é vivenciado através da atitude de exercer algum domínio ou influência sobre os outros.


No entanto, é preciso que a ética e a maturidade do profissional coach sejam vivenciadas constantemente pois o verdadeiro poder possui uma conotação muito mais ampla e abrangente, devendo ser compartilhado com a devida sabedoria.


Um dos aspectos que podem ser trabalhados durante um processo de coaching está ligado à espiritualidade que, quando vivenciada de forma precária ou ausente, por pessoas, empresas ou grupos, acaba provocando grandes desequilíbrios na sociedade como um todo. 


É importante aqui lembrar que espiritualidade não tem nada a ver com religião! A espiritualidade está presente em todos nós e em todos os seres e reinos da natureza. Portanto, significa uma consciência ampliada que provém de um poder ligado à totalidade.


Assim, o verdadeiro poder é aquele exercido sobre nós mesmos, através da constante ampliação de nossa consciência. Um exercício que nos liga à plenitude e nos fortalece para que possamos expressar nosso poder interior através do domínio das emoções negativas, analisando corajosamente as frequentes artimanhas de nosso ego, para que possamos construir internamente os alicerces do autoconhecimento, do controle e da total segurança sobre nossa existência. 


Quem experimenta o verdadeiro poder interior, não teme a rejeição e muito menos o julgamento alheio, nem direciona suas atitudes ou ações através do medo, da culpa, da arrogância ou de preconceitos descabidos.
Aliás, nossas escolhas são as mais poderosas expressões do nosso poder interior, que, quanto mais desenvolvido e consciente, permanece alinhado à crescente segurança nas tomadas de decisões, sempre de forma madura e tranquila. 


Na imaturidade, ocorre justamente o contrário, pois há o temor de fazer uma escolha por receio de errar ou ainda por incapacidade de abrir mão da própria vaidade, para poder desfrutar de algo maior, dentro de uma rica experiência que pode ser compartilhada com outras pessoas e situações, de forma harmônica. 


Aprendi com o coaching que o poder interior é um sábio mestre que comanda as nossas vidas. Ele nos habilita a viver de forma totalmente consciente e responsável, ao invés de caminharmos em estado de adormecimento ou letargia, no qual grande parte dos indivíduos são voluntariamente “arrastados” pelos acontecimentos do cotidiano, como vítimas indefesas do destino. Essas “vítimas” precisam, com urgência, ser “defendidas” de si mesmas!


Embora existam aspectos da vida sobre os quais não temos qualquer controle, grande parte de nossa existência, pode sim, ser traçada por um desejar profundo, que acontece de forma espontânea e natural, sem a menor necessidade de lutas, manipulações ou competições desenfreadas, quando nasce diretamente de nosso verdadeiro poder interior! 


(Angélica Sagredos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato!! Responderemos em breve!